Já pensou em implementar uma estrutura que alinhe estratégias tecnológicas às dos negócios? Esta é a Governança de TI, um elemento crítico para qualquer organização e que tem ganhado, cada vez mais, a atenção dos profissionais e funcionários deste segmento.
Entenda agora o seu significado, conheça sua importância e descubra o que fazer para evoluir os processos de governança na sua empresa.
O que é Governança de TI?

Este conceito se refere ao ato de adaptar e melhorar os serviços prestados pelo departamento de TI para otimizar o negócio da empresa. Faz isso criando diretrizes e políticas, traçando metas e monitorando seu cumprimento, o que acaba agregando valor a organização.
Para cumprir essas metas o departamento precisa gerar dados relevantes, desenvolver soluções, traçar os melhores caminhos abrindo um leque de opções. Dessa forma, a organização consegue administrar os riscos de maneira eficaz e passa a ter uma visão mais ampla sobre onde investir seus recursos e otimizar projetos.
Qual sua importância?

A sua importância pode ser percebida em vários sentidos. Afinal, permite que a organização demonstre resultados mensuráveis em relação a estratégias e objetivos comerciais mais amplos. E o mais importante, possibilita um uso eficiente da tecnologia da informação para atingir suas metas.
Além disso, a Governança de TI também auxilia a companhia a cumprir suas obrigações legais e regulamentares, definidas na Lei das Empresas.
Por conta das melhorias com relação à segurança, essa estratégia também faz com que as partes interessadas possam ter confiança nos serviços de TI. Isso ajuda a fidelizá-los na empreitada e, consequentemente, gera um aumento no retorno do investimento.
Ainda assim, é importante compreender que cada empreendimento é único e, portanto, sua abordagem para executar a governança pode variar de acordo com a cultura e estrutura organizacional.
Vale lembrar, inclusive, que a implementação de uma boa Governança de TI requer uma base em três elementos principais:
- Estruturação da TI;
- Criação e melhoria de processos;
- Comunicação eficaz.
Dessa forma, é possível que a TI trabalhe de maneira eficiente para maximizar a economia de custos e os benefícios de cada investimento. Garantindo, assim, que as atividades sejam realizadas de acordo com a estratégia de negócios da organização.
Como evoluir os processos de Governança da TI?

1. Primeiramente, analise todas as demandas realizadas para saber o que você está produzindo e quais as necessidades da empresa. Tenha em mente que, somente assim, será possível estabelecer prioridades;
2. Uma vez que as prioridades foram estabelecidas, é indispensável definir os papéis e garantir que todos os processos sejam realizados corretamente. Dessa forma, os indivíduos responsáveis devem possuir as competências necessárias para exercerem suas funções, a fim de que tudo saia como planejado;
3. Ganhe eficiência com o treinamento do seu time! Afinal, ajuda as pessoas a entenderem o que fazer e como fazer, além de que estabelece quais são as melhores práticas para a sua equipe. Ter materiais padronizados, alinhados com as práticas recomendadas, também é um fator importante. Acredite: o ato de instruir seus colaboradores é extremamente importante e pode auxiliar na produtividade e na otimização dos processos;
4. Já estabeleceu as prioridades e os responsáveis? Agora, o foco vai inteiramente para os recursos. Afinal, é importante evoluir sua governança, mas você também precisará fazer o mesmo com as suas operações e, acima de tudo, simplificá-las. Para isso, preze por um ambiente de TI mais homogêneo, realizando a limpeza de rede, a consolidação dos servidores, otimização de ferramentas e muito mais;
5. Por fim, mantenha-se atento para que a busca pela implementação de boas práticas de governança seja constante na rotina da sua organização. Para isso, adote políticas de segurança e mantenha um canal de comunicação aberto com todos. Isso pode ajudar a alinhar os objetivos e ainda impactar positivamente na gestão dos ativos tecnológicos.
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