Uma queixa comum entre os profissionais da tecnologia da informação, refere-se à burocracia nos processos de TI, o que atrapalha significativamente o funcionamento de uma organização. Mas como lidar com este problema?
É importante destacar que a existência de regras e procedimentos é fundamental para a realização dos trabalhos em qualquer área, incluindo a Tecnologia da Informação. Entretanto, não podem ser um impedimento, nem muito menos prejudicar o andamento dos processos de TI.
Para isso, é imprescindível adotar as melhores estratégias a fim de evitar que a burocracia provoque lentidão nos processos de TI e, por consequência, dificulte a realização dos serviços, o que pode resultar em:
- Aumento dos custos operacionais;
- Controles avulsos;
- Desperdício de tempo.
A principal delas é a organização dos processos para que tudo possa fluir da melhor forma possível. Quer saber como? Confira algumas dicas.
Automatização das tarefas

Realizar tarefas de forma manual, como formulários e planilhas, exige muito tempo em qualquer atividade e, com os processos de TI, não é diferente.
Para solucionar esse problema, otimizar o fluxo de trabalho e reduzir as chances de falhas, é imprescindível o uso de softwares específicos que contribuam significativamente na realização de diversas atividades.
Essas ferramentas permitem, por exemplo, a atualização de dados e pedidos no sistema de maneira ágil. Isso possibilita que os profissionais possam se concentrar em outras questões, além de contribuir para a redução de custos.
Mapeamento dos processos
Outra dica que auxilia na redução da burocracia nos processos de TI é a realização de um mapeamento. Por meio de uma listagem de todas as atividades e eventos que acontecem, pode ser feito em um fluxograma, o que possibilita uma análise do que pode ser melhorado e do que é prioridade.
Feito o mapeamento e elaborada a hierarquia de prioridades, é preciso verificar se de fato ele é eficiente na prática e se resultará os objetivos desejados. Caso algo não esteja de acordo, deve-se excluir ou reformular os itens.
Mensuração dos resultados

A melhor forma de saber se as estratégias adotadas estão contribuindo para a redução da burocracia nos processos de TI é por meio da mensuração dos resultados.
Isso também é possível por meio de consultoria especializada ou de softwares que medem os valores de referência, como o ROI (Retorno sobre Investimento).
Gestão de processos
Todas as dicas apresentadas nos tópicos anteriores fazem parte de uma gestão de processos. É isso que permite a organização de todas as atividades e facilita a visualização do que deve ser realizado e do que é prioridade.
Dessa forma, é possível reduzir significativamente a burocracia nos processos de TI e melhorar o desempenho operacional por meio de métodos de controle.
Para auxiliar na implantação dessa gestão, pode ser necessária uma ajuda especializada que ajudará a identificar o que, de fato, precisa ser modificado, adaptado, bem como as melhores estratégias para cada tipo de empresa.
Quer saber como? Entre em contato conosco e descubra como a contratação de um service desk pode ajudar na redução da burocracia nos processos de TI.