Case Dori

CENÁRIO INICIAL NA DORI ALIMENTOS

A Dori Alimentos é uma grande empresa brasileira com pouco mais de 50 anos de história. No entanto, ela não está presente apenas em território nacional, a empresa tem conquistado o mundo e hoje está presente em outros 50 países.

Para garantir que a linha de produção opere sempre da melhor forma possível, a empresa contratou o SAP para auxiliar na gestão da manutenção, em 2014.

No entanto, apesar das funcionalidades que cooperavam para a melhor gestão, ainda haviam gargalos e pontos que precisam passar por um processo de melhoria.


AS DORES DO TIME DE MANUTENÇÃO

De acordo com Adriano Cardoso que é supervisor de PCM na Dori, nessa época era necessário emitir um grande volume de papel. Eram cerca de 3 mil impressões mensais que posteriormente precisam ter suas informações repassadas ao sistema para então serem arquivadas.

Além dos custos de impressão, essa logística também dificultava o registro dessas atividades. Afinal, eram cerca de 3 mil ordens mensais que precisam ser registradas. Isso tomava um tempo considerável do time de manutenção e também afetava a visualização da área como um todo.

Demorava cerca de 15 dias para que a atividade realizada fosse imputada no sistema. Diante desse cenário, o PCM nunca conseguia entender o que realmente estava ocorrendo no pátio da fábrica, suas informações estavam sempre desatualizadas.

Diante desse necessário de pouca precisão, a empresa sentiu a necessidade de buscar por uma ferramenta que tornasse esse controle mais ágil e prático de ser acompanhado. Foi então que a empresa descobriu o ITSS PM Run.

PRODUTIVIDADE

Melhoria direta no planejamento e programação das atividades. Isso porque eles eliminaram o uso das planilhas de excel. Todas as atividades e OS’s começaram a ser distribuídas pelo app do PM Run, o que também eliminou as 3 mil impressões mensais.

AGILIDADE

A métrica mais impactada após a implantação da ferramenta foi o comprometimento da manutenção. Ou seja, o número de corretivas teve uma queda considerável e o atendimento se tornou mais ágil, aumentando assim a produtividade da empresa.

FACILIDADE

O PCM da Dori passou a ter uma visão em tempo real do estoque da manutenção, já que todas as baixas são computadas no sistema também em tempo real. Assim, teve uma grande facilitação nos processos dentro da empresa, trazendo os resultados esperados.

BUSCA POR MELHORIAS

“Nós conseguimos com a solução atender os motivadores e simplificar toda a robustez da manutenção. Hoje a gente tem a chancela de uma área com os procedimentos claros e bem definidos e a agora estamos trazendo uma dinâmica para a realização das atividades.”

Como o próprio Adriano falou, o aplicativo facilitou o desenvolvimento dos processos de forma simples e efetiva.