Case IPOG

A EMPRESA

O Instituto de Pós-graduação e Graduação (IPOG) oferece cursos de graduação, pós-graduação e de curta duração desde 2001. A empresa goiana acredita na necessidade de especialização dos profissionais e foi assim que se tornou referência de ensino em todo o país.

Atualmente o IPOG tem 52 unidades espalhadas em todo o país e já ajudou mais de 100 mil profissionais durante seu tempo de atuação.

A empresa contava com um ERP que não atendia a todas as necessidades do negócio. O IPOG é uma empresa que está sempre em busca de inovação, no entanto, esse processo se tornava muito moroso pois a empresa que os atendia não conseguia os atender com a agilidade necessária.


A SOLUÇÃO

A empresa começou a busca por softwares houses que atendessem no modelo outsourcing. E foi dessa forma que eles conheceram a ITSS Tecnologia que chamou a atenção pelo modelo de trabalho que já era desenvolvido em outras empresas e também a localidade, que oferecia maior facilidade, uma vez que ambas as sedes estão situadas na mesma cidade.

O primeiro projeto desenvolvido em parceria com a ITSS foi o processo de digitalização e assinatura eletrônica dos contratos educacionais. Foram cerca de 4 meses até que o sistema integrado ao ERP do IPOG começasse a rodar em todo o país.

Com essa automação dos contratos eles economizaram muito com a compra de papéis, uma vez que todos se tornaram eletrônicos e também com os Correios. Isso porque as filiais espalhadas pelo por todo o país precisavam enviar as cópias desses documentos para a sede em Goiânia, pois era preciso manter o backup desses arquivos.

E claro, isso também evitou perdas, o que ocorria ocasionalmente durante o processo de transporte.

Outro ponto que foi trabalhado junto a ITSS foi o desenvolvimento de uma nova tela de matrícula dos alunos. A página antiga era pouco intuitiva e muitas vezes esse processo demorava entre 3 e 4 minutos para ser concluído. A nova tela preza pela usabilidade do usuário e torna tudo muito mais rápido e intuitivo.

Essa mesma reformulação também foi realizada no portal do aluno, que era arcaico e de difícil utilização. Com a atualização em parceria com a equipe de UX da ITSS Tecnologia, o portal ganhou outra cara. E de acordo com o coordenador de sistemas do IPOG Luan D’Avila, isso melhorou muito a experiência dos alunos com o mesmo.

AGILIDADE

A página antiga era pouco intuitiva e muitas vezes esse processo demorava entre 3 e 4 minutos para ser concluído. A nova tela preza pela usabilidade do usuário e torna tudo muito mais rápido e intuitivo.

AUTOMAÇÃO

O processo de digitalização e assinatura eletrônica dos contratos educacionais economizaram muito com a compra de papéis, uma vez que todos se tornaram eletrônicos e também com os Correios.

FACILIDADE

Com a atualização em parceria com a equipe de UX da ITSS Tecnologia, o portal ganhou outra cara. E de acordo com o coordenador de sistemas do IPOG Luan D’Avila, isso melhorou muito a experiência dos alunos com o mesmo.

A EVOLUÇÃO

“E esse portal do aluno já está em ação desde metade do ano passado, já vem trazendo bons resultados. Ficou melhor para os alunos e eles conseguem acompanhar melhor sua trajetória no IPOG.”

Outro ponto citado por Luan é que ele não sente que o time da ITSS é um time à parte da empresa. O sentimento é de que a equipe da ITSS é um braço dentro do IPOG, uma vez que todos estão inseridos no negócio e trabalham de acordo com a cultura da empresa.

  • “Um dos diferenciais do serviço prestado pela ITSS é que os desenvolvedores não apenas desenvolvem códigos, eles fazem parte de todo o processo.
    Eles compreendem qual o objetivo do projeto e isso facilita muito a construção de uma solução mais assertiva.”

    Luan
  • “Não existe ITSS, não existe IPOG. Existe uma equipe única buscando objetivos em comum e
    o objetivo em comum é melhorar e gerar automações que gerem lucros e resultado para o negócio.”

    Luan
  • “A ITSS nos apoia com os recursos, com a tecnologia, com a capacitação dos funcionários, com o giro de pessoas…
    Então esse é o principal diferencial, o ipog prioriza, a priorização é passada para o time de desenvolvedores,
    e é como se fosse um time único, não um time de outsourcing.”

    Luan
  • “E é por isso que essa parceria segue firme há 2 anos. Sempre engatando um projeto após o outro.
    Aliás, em breve o IPOG em parceria com a ITSS irá apresentar uma nova forma de vender cursos de pós-graduação.
    O projeto já está em desenvolvimento e logo o Brasil poderá conhecê-lo.”

    Luan