Organização é a palavra-chave para garantir o bom funcionamento de uma empresa, sem ela, não é possível fazer com que os procedimentos sejam respeitados. Por meio de sistemas de gestão de chamados, é possível aumentar a produtividade e evitar contratempos.
Não apenas a qualidade dos serviços do departamento de TI aumenta, como todos os setores da empresa também irão se comunicar muito melhor. Isso ocorre porque o trabalho do setor tecnológico não é apenas um complemento empresarial, como muitos pensam. É na verdade, um organismo vital para que todas as engrenagens se movimentem, mantendo a saúde da empresa.
Clientes satisfeitos e colaboradores contentes com o ambiente de trabalho são construídos por meio de muita organização e comunicação entre o setor de TI e os demais departamentos.
Além disso, é possível reduzir os custos da empresa como um todo, uma vez que desperdícios e contratempos podem ser claramente diagnosticados e evitados.
Por meio da adoção de controle de gestão de chamados, é possível unificar a comunicação interna, automatizar os processos e o controle organizacional, de forma inteligente e escalável.
Gestão de chamados não seria mais uma burocracia?

Não. Na verdade, a gestão de chamados é uma forma de reduzir a burocracia exigida para alcançar certos objetivos.
É possível fazer uso de softwares que unifiquem diversos procedimentos em apenas uma tela, o que, muitas vezes, anula a necessidade de intervenção humana na hora de sinalizar problemas ou abrir chamados.
Em caso de problemas, o departamento responsável por resolvê-los será imediatamente avisado de que houve o registro de uma ocorrência, sendo possível, por meio dos dados requeridos, tratá-lo de forma pontual.
Todos os procedimentos relacionados podem ser incorporados a um sistema único e centralizado, o qual se encarrega de categorizar automaticamente as ocorrências, de acordo com a sua natureza, nível de risco, entre outros casos que podem ser incorporados de acordo com as necessidades da empresa.
Principais vantagens
Uma gestão de chamados efetiva permite o registro de todos os problemas tecnológicos, formando um histórico de fácil acesso aos profissionais. Com isso, é possível categorizar os problemas de acordo com sua gravidade, mensurar a recorrência de determinados problemas, podendo auxiliar em uma solução definitiva.

Um recurso bastante utilizado pela indústria é o de autoatendimento, o qual sugere, de acordo com o registro de ocorrência, procedimentos que devem ser seguidos antes de sua conclusão.
Você provavelmente já viu, durante um registro de problema em suporte online, uma tela contendo orientações que podem ajudar a resolver a questão. Isso reduz o tempo de espera e ajuda a resolver o problema com mais celeridade.
Tais iniciativas tecnológicas garantem à empresa maior facilidade para a adoção de medidas ágeis, o que torna o respeito de prazos ainda mais eficiente.
Um dos maiores problemas reside nas falhas de comunicação entre colaboradores. Um mal entendido pode criar desgastes desnecessários, além de prejuízos à empresa. O controle de chamados garante que a informação chegue ao destinatário sem rodeios ou falta de clareza.
Conclusão

Evitar equívocos e garantir a comunicação correta entre todos os setores e o departamento de TI ainda é um trabalho bastante complicado para algumas empresas. No entanto, não precisa ser assim.
Para evitar estes problemas e garantir o que há de melhor em gestão de chamados de TI, é imprescindível fazer uso de uma plataforma segura, confiável e ágil, desenvolvida por uma equipe que realmente entende do assunto.
Quer saber como eliminar a burocracia dos processos de TI da sua empresa? Veja como resolver a burocracia nos processos de TI do seu negócio