Você sabe o significado da sigla EAM? É provável que sim, principalmente caso trabalhe com a gestão de ativos empresariais e manutenção de máquinas ou equipamentos usados na produção corporativa.
Para te ajudar melhor a entender a sigla EAM, preparamos este conteúdo. Aqui, você conhecerá não apenas o conceito, mas as vantagens de se usar um software EAM. Assim, continue a leitura.
Entenda melhor a sigla EAM
A sigla EAM se refere à expressão Enterprise Asset Management, ou, em português, Gestão de Ativos Empresariais. Portanto, sua etimologia está relacionada ao mundo corporativo, especificamente à gestão de ativos empresariais.
Com outras palavras, essa expressão pode ser traduzida como um conjunto de boas práticas voltadas ao controle do patrimônio da organização, incluindo máquinas e equipamentos utilizados na produção.
Nesse contexto, a Gestão de Ativos se preocupa com o controle do ciclo de vida do patrimônio, desde o momento em que ele é adquirido, até a hora em que é descartado, por não ser mais vantajoso para a empresa continuar a usá-lo. É nesse meio que a manutenção ganha maior importância, uma vez que cabe a
ela gerir adequadamente as máquinas para que a empresa possa usá-las o máximo de tempo possível, mas de forma eficiente e produtiva.
Surgimento do software EAM
Como consequência direta da necessidade de se gerir adequadamente os ativos empresariais, surgiu-se o software EAM. Em linhas gerais, trata-se de um sistema de gerenciamento de manutenção, projetado para controlar as rotinas relacionadas a esse setor e possibilitar que os gerentes tenham um entendimento mais abrangente das operações e possam, a partir disso, tomar melhores decisões.
Um software EAM pode garantir diversas vantagens para a gestão de ativos empresariais, como:
- Aumento da eficiência e produtividade
Um software EAM otimiza a realização de operações relacionadas à gestão de ativos empresariais, o que, por consequência, eleva a eficiência e produtividade do setor. Com isso, a empresa pode não apenas cuidar melhor do seu patrimônio, como também manter sua competitividade no mercado.
- Agilidade na resolução de problemas
Outra vantagem oferecida por um software EAM diz respeito à agilidade na resolução de problemas. Nesse sentido, vale dizer que, normalmente, um software EAM integra setores da empresa, como o de produção e manutenção, de maneira que o gestor deste pode solicitar uma ordem de serviço à equipe de manutenção, agilizando assim, a resolução do problema. Tudo isso pode ser feito utilizando um software EAM.
- Melhor controle das manutenções preventivas
Um software EAM também pode contribuir para melhor controlar as manutenções preventivas das máquinas ou equipamentos utilizados na produção. Com isso, pode-se aumentar a vida útil desses equipamentos, bem como reduzir custos. Afinal, as máquinas estando funcionando adequadamente, evitam-se prejuízos
financeiros, como a compra de outras.
Agora que você sabe o que significa a sigla EAM, bem como sua relação com o aumento da eficiência e produtividade da empresa, principalmente do setor de gestão de ativos empresariais, que tal adotar essa solução?
Você gostou deste conteúdo? Esperamos que sim. Leia outros como este acompanhando as publicações em nosso blog.
Combinado?