Já mencionamos algumas vezes em nosso Blog sobre a importância da comunicação interna. Ela é crucial para garantir o engajamento do seu time e também para o sucesso dos projetos de todo o negócio.
A comunicação interna é fator chave no dia a dia de uma corporação. Sem ela não há valores ou objetivos claros. Todos os colaboradores se sentem desnorteados quanto ao que a instituição representa e quanto ao que seu trabalho representa.
É isso que faz nascer o sentimento de insatisfação e de “não parte” do todo.
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Hoje estamos aqui para te ajudar de forma ainda mais prática.
Tecnologias voltadas para a comunicação interna
Assim como em todas as áreas possíveis, a tecnologia também oferece uma série de ferramentas que podem te ajudar a melhor sua comunicação. Iremos listar algumas delas à seguir e como você pode as utilizar em seu dia a dia.
#1 – Blog da empresa
É provável que sua empresa até já tenha um blog, mas voltado para seus clientes externos. No entanto, é possível criar um blog exclusivamente para seus colaboradores, com todas as informações sobre o negócio e os objetivos do mesmo.
Além de ser uma forma de deixar claro os valores do negócio para todos. O blog também pode e deve ser utilizado para manter todos informados sobre o negócio. Pense no blog como mais um canal de comunicação com sua equipe.
Seu diferencial é que você poderá disseminar toda a informação de forma multimídia, já que o blog aceita publicações com imagens, links, vídeos e etc.
#2 – Apps
Sim, é possível ter um app para a comunicação da sua empresa. Imagina poder estar onde seus colaboradores sempre estão de olho? Nas notificações!
Existem algumas possibilidade atualmente, uma delas é o ITSS Me. O aplicativo tem uma série de funcionalidades que podem ajudar o time de RH a manter essa conexão com os colaboradores. No entanto, nosso foco aqui é comunicação e é sobre isso que vamos falar.
O app tem uma funcionalidade exclusiva para manter essa comunicação o mais clara e direta possível. Com ele é possível enviar comunicados para toda a empresa. Ou apenas para um grupo em específico. Também é possível analisar a taxa de recebimento e de abertura dos comunicados.
Dessa forma, todos ficarão por dentro de tudo o que acontece na empresa.
#3 – Intranet
A intranet é basicamente uma rede empresarial. Nela é possível centralizar todas as ações de seus colaboradores, o que irá garantir de cara a maior integração entre equipes. Além disso, ela facilita também que se encontrem os arquivos e informações referentes à empresa. Isso irá contribuir para que se diminua os ruídos de comunicação.
Ou seja, a intranet atua de várias formas para a melhoria da comunicação interna. Afinal, ela centraliza tudo em um único local. Além de ser mais fácil controlar e gerenciar tudo, os colaboradores também encontrarão o que precisam de forma mais prática.
#4 – Newsletter
Seus colaboradores sabem o que acontece na empresa? Você entende a importância de mantê-los informados sobre? Diariamente o negócio está em movimento, há sempre algo novo acontecendo e é impossível acompanhar tudo.
Por isso é importante buscar formas de manter todos informados sobre. Afinal, a falta dessas informações irá gerar aquele sentimento de “não pertencimento” e isso irá gerar graves prejuízos a empresa.
Uma forma excelente de manter essa conexão, essa ligação direta com seu time é através das newsletters. Com elas você pode informar a todos periodicamente sobre as novidades da empresa. Dessa forma, todos estarão sempre na mesma página.
E esses são excelentes exemplos de tecnologias que podem ser implantadas no seu negócio. Mas agora, a questão que fica é…
Eu preciso contratar todas essas ferramentas de comunicação interna?
E a resposta é bem mais simples e direta: não. Você deve contratar as ferramentas que mais fazem sentido para o seu negócio. É claro que você pode contratar mais que uma, mas tudo depende de quais são as necessidades da sua empresa.
Se seus colaboradores são proibidos de utilizar o celular dentro da empresa, então talvez o app não faça tanto sentido. No entanto, se o celular faz parte do dia a dia de trabalho do seu time, essa pode ser a forma mais efetiva de estar em contato com ele.
Você possui pessoal com tempo disponível para criar uma newsletter semanal? Então siga em frente! É saudável que você tenha outros pontos de contato com seu time, além daqueles mais tradicionais. É isso que irá fortalecer a conexão entre toda a empresa. Dessa forma, todos estarão em sintonia.
Outros artifícios que irão melhorar sua comunicação
Não basta aderir a tecnologia e pronto. É preciso comunicar de forma correta, para isso, é importante que você se atente a alguns detalhes. Como por exemplo, a forma como você fala com seus colaboradores é muito importante. Isso é conhecido como tom de voz.
De que forma sua empresa costuma se comunicar com seus steakholders? Ela assume uma postura mais séria ou descontraída? Ela utiliza gírias ou expressões regionais? É importante que você tenha um tom de voz e o utilize para comunicar tanto com seus clientes internos, quanto os externo.
Isso também é importante para fortalecer o branding da sua empresa.
Essa dica de “padronização” também vale para o design dos seus comunicados. Se seus próprios colaboradores não conseguirem identificar com que estão falando. Então, você acha que seus clientes perceberiam?
Para uma comunicação efetiva é importante presar sempre pela transparência. Por isso, é tão importante manter todos atualizados sobre o que acontece. Os altos e baixos devem ser comunicados, da forma correta, é claro.
Como já mencionamos, isso irá fortalecer a relação entre empresa e colaborador. Além disso, irá criar cada vez mais um ambiente de confiança e reciprocidade.
Além disso, ter as informações mais disponíveis e de fácil acesso, irá desburocratizar todos os processos. Isso irá tornar o dia a dia todos mais simples e prático.
Pronto, então agora você tem tudo de que precisa para começar a melhorar a comunicação interna do seu negócio. Basta escolher qual ou quais tecnologias aderir e começar a colocar em prática todas as nossas dicas.
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