Há algum tempo atrás, poderíamos dizer que a automação de processos era uma tendência de mercado. Atualmente, isso não existe mais, pois essa prática se tornou algo rotineiro para muitas empresas.
Na verdade, as organizações que não automatizam suas tarefas, acabam ficando para trás em relação às suas concorrentes.
Sendo assim, é imprescindível que o empresário utilize as ferramentas de automação a favor do seu negócio. Neste artigo, vamos mostrar sete processos que podem ser automatizados e ajudar o seu empreendimento. Acompanhe:
Qual a importância da automação dos processos?
Hoje em dia existem diversos sistemas que possuem a capacidade de realizar as tarefas mais essenciais de uma empresa.
Uma grande vantagem nisso é o fato de poder oferecer um bom atendimento ao seu cliente. Afinal de contas, os processos serão realizados de forma mais ágil e as chances de erros são muito menores.
Os sistemas costumam identificar as falhas e assim corrigi-las mais rapidamente. Isso é um ponto muito positivo para qualquer empresa.
Processos que podem ser automatizados
1.Contas a pagar e a receber
Esta é uma tarefa que acaba ocupando muito o tempo do empreendedor. Acompanhar e programar o pagamento das despesas é um processo que pode ser feito pelo sistema.
Existem grandes benefícios na automação desse processo financeiro. Um deles é a redução de custos, pois não será necessário ter um funcionário ou departamento para este trabalho. Além disso, as chances de uma conta não ser paga, diminuem drasticamente.
2.E-mail marketing
Antigamente, as empresas utilizavam formas de propaganda mais tradicionais, anúncios em impressos, panfletos, propagandas em mídias como TV e rádio, entre outros.
Hoje em dia, o marketing digital veio com tudo e a melhor forma de conquistar clientes e fidelizá-los é por meio do e-mail marketing.
Este processo é essencial para manter a comunicação entre você e seus clientes e fazer com que sua marca seja sempre lembrada.
3. Relacionamento com o cliente
Para esta tarefa são utilizadas as ferramentas de CRM, que são voltadas especificamente para o relacionamento entre a marca e o cliente.
Esses softwares conseguem fornecer informações detalhadas sobre seus possíveis clientes e assim fica mais fácil manter um bom contato com eles.
4. Emissão de notas fiscais
Essa é uma das grandes dificuldades de inúmeros empreendedores. Afinal de contas, a legislação tributária brasileira é muito complexa. Infelizmente, não é possível deixá-las de lado.
A automação das notas fiscais ajuda você a manter sua gestão legalizada e seus clientes satisfeitos, pois todas as suas vendas fornecerão o documento fiscal.
5. Atendimento ao cliente
Esse é um processo que vale muito a pena, pois muitas vezes seu cliente possui dúvidas que são fáceis de responder e podem ser feitas de forma automática.
Normalmente, são utilizados os famosos Chatbots para isso. Basicamente, o sistema manterá um diálogo com o seu cliente e vai responder suas questões de forma rápida e prática.
6. Controle de estoque
Não importa se o seu negócio é um e-commerce ou uma loja física. Seja qual for, o estoque é algo de suma importância para o bom andamento do trabalho.
Com um sistema de automação de estoque, sua empresa vai conseguir ter um controle de todo produto que entra ou sai e assim evitar o excesso de mercadoria ou até mesmo a falta.
7. Emissão de boletos
Emitir boletos bancários é algo simples, porém, é algo que precisa de tempo e atenção.
Algumas empresas possuem colaboradores apenas para isso, pois possui uma demanda muito grande. Um software de gestão é imprescindível para fazer isso de forma automática e diminuir as chances de erros.
De forma geral, existem inúmeras possibilidades e que servem para facilitar a rotina das empresas, seja de pequeno, médio ou grande porte. Precisa automatizar algum processo na sua empresa, mas não sabe como? Então converse com um de nossos especialistas, oferecemos diversas soluções e ainda contamos com uma fábrica de software que pode criar a solução ideal para o seu negócio!