O outsourcing de TI vem sendo cada vez mais utilizado pelas empresas. Isso porque esse tipo de prestação ou terceirização de serviços na tecnologia da informação oferece vantagens indispensáveis. Conhecê-las traz melhores rotinas produtivas e diferencial competitivo.
Há uma série de fatores que afetam positivamente no seu negócio ao buscar essa solução que não para de crescer. Neste artigo, listamos os 10 benefícios do outsourcing de TI para sua empresa, trazendo mais contundência a essa área corporativa indispensável.
- Custos com amplas equipes
Não é mais necessário montar uma equipe ou contratar funcionários adicionais para as soluções em TI na sua empresa. O outsourcing surgiu exatamente para que seja possível terceirizar os serviços e, assim, evitar que o departamento de TI seja responsável por uma onerosa folha de pagamento.
- Tecnologias modernas
Atualmente, é preciso renovar constantemente os equipamentos em TI, pois muitos se tornam ultrapassados em pouco tempo. O outsourcing, por meio de profissionais atualizados e antenados com o que há de novo, oferece tecnologias modernas que podem ser um diferencial na sua empresa.
- Aumento da segurança
A segurança da informação torna-se cada vez mais indispensável. É possível encontrar falhas – e consequentes soluções – ao optar pelo outsourcing de TI. Assim, garante-se a proteção de dados, sempre atualizando os meios de garantir as informações seguras.
- Mais serviços prestados
Alguns métodos nesse sentido colaboram que a empresa, mesmo que não tenha os recursos disponíveis, utilize da terceirização e do profissional para prestar serviços específicos – como no caso de contratos públicos que exigem recursos aquém do que o negócio dispõe.
- Disponibilidade de recursos
O outsourcing de TI oferece inúmeros recursos feitos sob medida para as empresas que o contratam. Alguns, através da análise do especialista contratado, podem ser identificados até mesmo sem os gestores do departamento de TI perceberem – aumentando a sinergia entre ambos.
- Foco na empresa
Perde-se muito tempo de gestão, análise de desempenho e correção de falhas ao centralizar tudo em apenas um profissional ou equipe de TI. O core bussiness, neste caso, com o outsourcing, recebe um foco maior de todos os envolvidos no processo – sejam especialistas ou não em tecnologia da informação.
- Contratação sob demanda
Há inúmeros profissionais que prestam serviços sob demanda. Outros podem fixar valores mensais, contribuindo para uma gestão efetiva de pagamentos, diminuindo gastos desnecessários e ampliando a possibilidade de reinvestimento no TI. O documento Service Level Agreement (SLA) é um respaldo nessa situação, permitindo um bom negócio para as duas partes.
- Termos claros
Como dito acima, os contratos do outsourcing de TI possuem cláusulas claras – o que beneficia a empresa em ter os serviços prestados e respaldados legalmente. Assim, a assistência técnica, por exemplo, fica a cargo do prestador de serviços – o que, diferente do que se convenciona, não diminui a oferta desse profissional.
- Produtividade do setor interno
Profissionais da própria empresa que atuam no setor de TI não precisam mais cumprir todas as demandas – que vão das operacionais até algumas especialidades. Isso aumenta a produtividade interna, gerando mais tempo para foco em ações estratégias – e até mesmo aprendizado com a experiência vinda de fora.
- Exposição da marca
Com a tecnologia em voga, empresas bem avaliadas são aquelas que oferecem os melhores recursos advindos da área de TI. E, ao optar pelo outsourcing, sua empresa expõe uma marca comprometida com a modernidade, que oferece soluções em primeira mão – e que se torna referência até mesmo para quem lhe prestou o serviço.