Os indicadores de TI são cruciais para que você consiga realizar o acompanhamento de todo o time e das atividades desenvolvidas. Sem eles, fica difícil analisar o cenário atual ou realizar projeções do futuro.
O mercado de TI é um dos que mais cresce no mundo. O IDC Brasil previu uma alta de 5,8% no setor durante 2020. O mercado se manteve aquecido mesmo durante a pandemia do novo Coronavírus. Segundo a filial brasileira da Wyser, mesmo na quarentena, ainda houve procura por executivos de TI em São Paulo Capital e interior, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Assim, os dados mostram que a área de TI ganha cada vez mais espaço e importância nas organizações. Por outro lado, se cresce a demanda por profissionais e recursos de TI, aumenta também a necessidade de gerir os processos tecnológicos.
Dessa forma, é essencial definir indicadores de TI, a fim de executar uma gestão mais eficiente e relevante. Confira adiante como evitar a falta de indicadores de TI e quais incluir no seu monitoramento.
Por que indicadores de TI são importantes?

A pandemia do Coronavírus impulsionou a demanda por recursos remotos, como softwares de reuniões virtuais e seminários online, por exemplo. Só para ilustrar, nesse período a Microsoft acelerou a transformação digital de dois anos em dois meses, segundo relatórios recentes declarados pela CEO da empresa.
Dessa maneira, as equipes de TI estão cada vez mais requisitadas, principalmente nesse período turbulento. No entanto, para manter o controle e a qualidade das operações e serviços de TI é preciso contar com indicadores de desempenho.
Os indicadores de TI servem para fazer um diagnóstico do setor dentro das empresas. Ao analisá-los é possível gerenciar falhas e identificar melhorias nos processos de TI, o que torna o departamento mais eficiente.
Como resultado de uma gestão orientada por dados, o setor de TI passa a promover maior crescimento às empresas e, assim, proporcionar mais lucros. Portanto, veja como usá-los na sua organização!
Como trabalhar com indicadores de TI?
Agora que você tem consciência da importância dos indicadores de TI para sua gestão, é possível adotá-los ao realizar pelo menos esses 3 passos:
1. Conscientização das equipes
Antes de tudo, explique aos seus colaboradores a importância de trabalhar com indicadores de TI. Mostre como este recurso poderá ajudar na eficiência das operações e também no sucesso de toda a empresa.
Para isso, durante esse alinhamento, defina:
- Objetivos;
- Quais indicadores de TI serão monitorados;
- Quem serão os responsáveis por cada processo;
- Qual a periodicidade das análises. 1

2. Implementação
Em seguida, é necessário realizar a coleta dos dados relevantes para o acompanhamento dos indicadores. Nesse sentido, será necessário contar com ferramentas de controle de processos, bem como um sistema de gestão integrada e software de Business Intelligence (BI), só para exemplificar algumas soluções.
Com estes recursos é possível começar a coletar dados e transformá-los em informação útil para a tomada de decisões.
3. Análise
Finalmente, após preparar os recursos humanos e tecnológicos, os gestores devem acompanhar os indicadores de TI pré-estabelecidos, a fim de realizar análises do desempenho da equipe.
Com as ferramentas e integrações os gestores podem acompanhar os resultados por um dashboard. Desse modo, é possível tomar a melhor decisão quando um dos indicadores de TI se apresentar abaixo do desejado.
Quais indicadores em TI não podem faltar na gestão?

Cada organização pode definir os conjuntos de indicadores de TI mais relevantes para o seu objetivo dentro de um determinado período. No entanto, podemos destacar alguns para os quais você deve se atentar:
- Tempo médio de atendimento: o tempo que a equipe de TI leva para resolver um problema relatado em uma abertura de chamado. É este o indicador que demonstra a capacidade operacional do time.
- Número de chamados / tickets abertos: mostra a quantidade de pedidos para algum tipo de suporte de TI, seja interna ou externamente. Controlar o número de chamados ajuda a manter a eficiência da sua equipe e serviços de TI.
- Tipos de chamados / tickets abertos: tão importante quanto medir a demanda pelo suporte técnico, é identificar o tipo de problema frequentemente ocorrido. Assim, é possível implantar melhorias e tornar sua equipe mais eficiente.
- Incidentes de segurança: responsável por mostrar quantas tentativas de invasão ou vírus os sistemas apresentaram, quantas vezes os firewalls foram acionados e se houve vazamento de dados. Esse indicador ajuda a preservar os dados da organização e entender se novas medidas precisam ser tomadas.
- NPS: indicador de desempenho usado para medir a satisfação dos clientes. Se a sua empresa oferece serviços de TI, o NPS é um dos indicadores de TI que precisam ser considerados em sua gestão. É baseado em uma única pergunta: “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você nos recomendaria a um colega?”. Sendo assim, é um indicador de rápida implantação.
Esses são alguns exemplos de indicadores de TI que você pode adotar em sua empresa. Assim, sua gestão será mais eficiente e o departamento trará melhores resultados ao longo do tempo.
Não sabe por onde começar? Entre em contato conosco, nossa equipe de service desk está preparada para te atender!