Os softwares se tornaram ferramentas muito importantes para a otimização de processos das empresas. Graças a eles, os gestores conseguem ser mais estratégicos em tomadas de decisões.
Com tamanha importância é preciso que os softwares sejam desenvolvidos de maneira a trazer as melhores soluções possíveis para cada negócio. Por isso, é muito importante o processo de escolha de uma fábrica de software para a sua empresa.
Essa escolha não pode ser feita de qualquer maneira. O que não faltam hoje são opções de fábricas de software no mercado. Por isso, a escolha torna-se mais difícil.
Mas o que é exatamente uma fábrica de software?

Fábrica de software é uma denominação dada aos procedimentos de criação de recursos tecnológicos em alta escala para promoção do aumento de produtividade e diminuição de prazos e custos. Elas possuem algumas vantagens:
- Soluções feitas para atender as necessidades específicas de cada cliente;
- Atualizações que seguem as mudanças constantes no mercado;
- Aumentar a produtividade e reduzir custos operacionais;
- Menos erros, por haver pouca interferência humana;
- Suporte e desenvolvimento terceirizados, trazendo um foco mais estratégico para a área de TI.
A fábrica de software funciona como qualquer indústria. Elas não produzem apenas um modelo de aplicativo ou software, e sim uma série de recursos que se adaptam às necessidades de cada empresa.?
Como fazer a escolha perfeita?

Escolher uma fábrica de software de qualquer maneira é o pior erro que você pode cometer, pois poderá enfrentar uma série de problemas desagradáveis que farão com que sua empresa perca tempo e dinheiro.
Entregas de softwares com atraso, problemas com equipes de produção despreparadas ou até falta de apoio técnico após o fim do projeto. Estas são algumas das dificuldades que sua organização pode encontrar ao contratar os serviços de uma fábrica, escolhida sem critério.
Você não só pode, como deve utilizar alguns critérios de avaliação na hora de decidir qual fábrica de software é melhor para a sua empresa. Por isso, é preciso também entender quais as inovações que você quer empreender e qual o tipo de postura você espera da parceria com uma fábrica de software.
Seguem algumas sugestões para você se ater na hora da escolha:
1. Ter um orçamento máximo: você precisa definir qual será seu orçamento antes de começar a busca por uma fábrica de software. Isso facilita o processo de escolha, eliminando opções acima do budget. Dessa forma, ao fim do processo de análise realizar o comparativo entre aquelas que estão dentro do orçamento.
2. Pensar nos objetivos do negócio: é preciso ter definida uma estratégia de negócio antes de escolher a fábrica de software. Assim, fica mais fácil passar o briefing para que a parceria seja acertada.

3. Pesquisar sobre o know-how das fábricas de software: verifique o portfólio, busque seus trabalhos anteriores, tente conhecer a equipe que irá te atender. Faça uma avaliação da credibilidade dos profissionais e observe sua expertise para desenvolver soluções.
4. Buscar recomendações e referências: este quesito ajuda a ter mais confiança na hora da contratação da fábrica de software. Por isso, peça indicações a sua rede de contatos ou procure fóruns especializados na internet.
Seguindo estas dicas você terá mais segurança para escolher a melhor fábrica de software para a sua empresa. Quer entender melhor sobre o processo de contratação de uma fábrica? Então confira: