Para empresas que dependem de tecnologia e praticidade em seus processos e operações, dispor de um software costuma ser uma necessidade. E, nestes casos, sempre surge a dúvida: é melhor comprar um software, ou investir na estruturação de um software próprio?
Esta pergunta é muito relevante, visto que há muitas diferenças nas duas soluções, sendo que impactam diretamente na performance do seu negócio. Quer saber mais sobre o assunto?
Então, continue lendo e conheça 9 razões para começar a estruturar seu software próprio o quanto antes!
1. Funcionalidades sob medida

Há, no mercado, diversas opções de bons softwares para empresas de todos os segmentos. Contudo, cada negócio tem seu próprio formato e sua própria cadeia produtiva.
Dessa forma, é inegável que as funções de um software preconcebido não têm como atender o máximo desempenho às necessidades diversas de empresas diferentes.
Investir em um software próprio garante que cada necessidade da sua empresa será abarcada detalhadamente.
2. Seu software próprio fomenta a inovação
Quando você investe em um software sob medida para sua empresa, abre as portas para a inovação. O desenvolvimento de funcionalidades e estruturas especificamente para as soluções dos seus problemas permite encontrar novas soluções pra antigos problemas e, assim, oportunidades de negócio e de melhora da experiência do seu consumidor.
3. Equipe motivada

Quantas vezes funcionalidades engessadas não dificultaram o trabalho da sua equipe? E como isso impactou sua motivação e engajamento com o negócio?
Em um software próprio, o fluxo de trabalho é mais inteligente, permitindo que os colaboradores trabalhem mais orientados aos interesses do negócio.
4. Aumento da produtividade
Como consequência da estruturação personalizada do seu software próprio, a produtividade vai aumentar. O seu time gastará menos tempo criando rotinas que se adaptem ao sistema e terá mais agilidade no desempenho de suas tarefas.
5. Mais funcionalidades

Quando você compra um software preconcebido, muitas funções são subutilizadas, enquanto outras não atendem plenamente às necessidades da sua empresa. O seu software próprio lhe permite explorar mais funcionalidades que potencializem o seu negócio.
6. Espaço para crescimento
Com o aumento da produtividade e da inovação, seu negócio enxergará novas oportunidades. Para aproveitá-las, muitas vezes serão necessárias novas funcionalidades.
Com um software sob medida, é possível desenvolvê-las e implementá-las, à medida que surgirem as oportunidades.
7. Integração eficaz

Cada empresa lança mão de um conjunto de diferentes sistemas para operar em máxima produtividade. Um software próprio propicia uma integração perfeita, aprimorando os processos internos da sua empresa e alavancando a produtividade.
8. Mais segurança
Com o desenvolvimento de um software próprio, não só as funcionalidades, mas também os protocolos de segurança serão desenvolvidos especificamente para as necessidades da sua empresa.
Dessa forma, a proteção a documentos, segredos industriais, processos e dados será mais garantida e eficiente.
9. Diferencial competitivo

Com todas as vantagens que um software próprio pode agregar ao seu negócio, há um outro grande benefício associado: o diferencial competitivo.
Por isso, um software desenvolvido sob medida lhe permite trabalhar em máxima produtividade, com segurança e espaço para crescimento, garantindo que a sua empresa ofereça a melhor experiência de consumo para o cliente. Assim, seu negócio sai na frente da concorrência.
Quer saber mais sobre? Então confira: 7 cuidados que sua empresa precisa ter ao escolher uma fábrica de software