Como se tornar um consultor SAP?

Como se tornar um consultor SAP?

  • Posted by: Otavio
  • Category: Consultoria & Tecnologia, SAP

O QUE É O SISTEMA SAP?

 

SAP é a sigla em português para Sistemas, Aplicações e Programas e vem do alemão Systeme, Anwendungen, Produkte in der Datenverarbeitung. Criado em 1972 na Alemanha, é um sistema de gestão empresarial, responsável por administrar as mais diversas áreas de uma empresa como estoque, folha de pagamento ou contabilidade, entre outras áreas.

 

É considerada a empresa líder em fornecimento de sistemas colaborativos, tendo cerca de 36 mil profissionais cadastrados, além de ser utilizado por mais de 34 mil pessoas e comercializado em 50 países. O SAP é um sistema amplo, segmentado em módulos. Os principais são: MM (Administração de Materiais), PP (Planejamento de Produção), SD (Vendas e Distribuição), FI (Contabilidade Financeira), CO (Contabilidade de Custo) e RH (Recursos Humanos).

 

 

COMO SE TORNAR UM CONSULTOR?

 

Se você pensa em tornar-se um consultor SAP, existem alguns pontos que você precisa considerar, tais como: qual das áreas acima mais combina com você? Você está disposto a estar sempre estudando e aprendendo? Você sabe e gosta de lidar com pessoas e se comunicar? E o principal: você gosta da área que escolheu trabalhar? Se você respondeu “sim” para ao menos uma dessas perguntas, há uma grande chance de você ser um bom consultor SAP.

 

Porém, vontade não é o suficiente. Não é possível tornar-se um consultor do dia para noite; é preciso dedicação, esforço e, consciência de que seu trabalho será fundamental para a área na qual você decidiu se aperfeiçoar. Tenha esses atributos como pré-requisitos e foque em aprimorá-los cada vez mais.

 

Apesar de você não precisar conhecer todos os módulos do sistema, quanto mais conhecimento tiver, mais chances de se destacar diante dos concorrentes. Por isso é essencial que você se dedique da mesma forma que se dedicaria a outra profissão. A grande vantagem aqui, é que, conhecendo bem o software, você será capaz de executar as tarefas com rapidez, deixando os clientes satisfeitos.

 

Um bom começo já é fazer algum curso relacionado ao SAP. No mercado existem cursos como SAP Foundation, indicado para iniciantes que querem entender como o sistema funciona e como ingressar no mercado, ao final do curso você ainda recebe o certificado de Consultor Foundation SAP. Já o curso SAP Academy é mais indicado para quem já possui algum conhecimento em processos de negócios, pois esse não é um curso tão abrangente e por isso é importante entender, pelo menos, o funcionamento básico do sistema.

 

No entanto, não se engane – um certificado ou um curso de capacitação não o torna um profissional ou um expert no assunto, apenas o valoriza no mercado e o introduz a carreira. A verdade é que o mercado para Juniores (iniciantes na carreira) não é fácil. Nunca foi. Por maior que seja a demanda por consultores, estes preferem os profissionais com experiência. No entanto, é preciso iniciar em algum lugar. Com alguns sacrifícios, investimentos e persistência é possível alcançar o nível de consultor sênior.

 

 

Agora que você encontrou qual área se encaixa melhor no seu perfil, expanda sua rede de contatos e busque novas experiências, principalmente, com quem já trabalha na área. Afinal ele passou pelo mesmo processo que você e, assim, você terá uma ideia de como funciona o mercado na prática.

 

Falando no mercado, uma questão que rodeia a profissão é quanto precisa ser investido e quanto você terá de retorno tornando-se um consultor SAP. Bom, os maiores investimentos aqui são nos cursos de capacitação de SAP, que podem custar, em média, de 7 a 8 mil reais. Já o salário para um analista júnior pode variar de 4 a 7 mil, dependendo do porte da empresa; para analistas sêniores, o valor varia de 8 a 14 mil reais.