Você sabe como monitorar o dinheiro da sua empresa?
ITSS | Consultoria, Soluções e Serviços de TI | SAP Partner > Blog > Finanças > Você sabe como monitorar o dinheiro da sua empresa?

Você sabe como monitorar o dinheiro da sua empresa?

  • Posted by: itsstec
  • Category: Finanças, Negócios

Você trabalha duro para que entre dinheiro na sua empresa, no entanto como você faz para monitorá-lo? Muitos empresários não dedicam atenção ao seu próprio dinheiro, e esta passa a ser apenas uma preocupação secundária diante de todas as situações operacionais que acontecem no dia a dia.

 

É importante que você tenha um processo para monitorar o dinheiro que passa pela sua empresa, acompanhando-o em cada etapa. Caso isso não aconteça você pode estar exposto a alguns riscos, como: dinheiro gasto com despesas desnecessários ou em valores exagerados; desvios de pagamentos, além da percepção de que tem lucro, mas nunca se tem dinheiro.

 

Estes são alguns problemas que não desejamos em nenhuma hipótese. Acompanhe abaixo algumas dicas para que você monitore e proteja o seu dinheiro e o seu futuro.

 

Despesas que estão relacionadas com o custo das vendas

Uma margem bruta alta oferece maior oportunidade de gerar lucro líquido, por isso acompanhe cuidadosamente toda e qualquer alteração no custo das vendas. Se a sua empresa trabalha com estoque, acompanhe-o para não deixar o seu cliente insatisfeito e também para que seus investimentos não fiquem ociosos nas prateleiras.

 

Folha de pagamento

Na maioria dos casos, as pessoas são a maior despesa. O custo total da mão de obra precisa ser acompanhado, incluindo os valores pagos com impostos, benefícios, férias, dentre outros.

 

Pedidos, envios e devoluções

Se não houver o monitoramento cuidados destas áreas, provavelmente haverá muitas reclamações de clientes. O cliente de hoje deseja rastrear o seu pedido e acompanhá-lo até a sua entrega.

 

Cobranças precisas e pontuais

O cliente deve ser cobrado no momento em que recebeu o seu produto ou serviço, se esta cobrança está atrasada, com certeza afetará o seu fluxo de caixa e se for feita de forma incorreta afetará a experiência do cliente com a sua empresa.

 

Recebimento de clientes

O controle das contas a receber fornece informações para tomada de decisões sobre os créditos a receber originários das vendas. Este controle permite visualizar quais são os clientes que pagam em dia, qual o montante de crédito já vencido, além de possibilitar o acompanhamento dos períodos em atraso.

 

Tenha demonstrativos financeiros mensais do seu caixa

Através dos demonstrativos você terá todas as informações necessárias para saber onde seu dinheiro está. Concilie os extratos bancários com os demonstrativos financeiros e entenda a demonstração de resultado do exercício, o balanço patrimonial e o demonstrativo do fluxo de caixa.
Toda empresa precisa saber quem são os seus clientes, qual o custo para mantê-lo e conquistá-los, além do valor do ciclo de vida deles. Todas estas informações podem ser extraídas através de um bom sistema financeiro.