O que é um ERP?

O que é um ERP?

  • Posted by: itsstec
  • Category: SAP

Desde que os humanos começaram a se unir em torno de um objetivo seus líderes procuraram métodos e formas de gerir o empreendimento da maneira mais adequada. O trabalho ficou mais difícil com o surgimento das empresas, pois elas são divididas em muitos departamentos. No entanto, com o passar do tempo, métodos tecnológicos surgiram para resolver o processo.

 

O ERP é um desses métodos, sendo o mais utilizado no século XXI. Com ele, as empresas conseguem diminuir seus gastos e aumentar seu lucro. Você sabe como? Nesse artigo explicaremos o que é ERP e como ele funciona, acompanhe.

 

 

O que é ERP?

 

ERP (Enterprise Resource Planning) significa Planejamento de Recursos Empresariais e tem o objetivo de integrar todos os setores da empresa em um único sistema de trabalho. Isso facilita o processo e evita falhas humanas. Totalmente automatizado, o ERP é subdivido em vários módulos, sendo cada um responsável por um setor da empresa, que se integram naturalmente.

 

Os módulos se relacionam entre eles e o meio externo, através da entrada e saída de bens. Por exemplo: quando chega uma mercadoria o sistema de compras atualiza o estoque, lança as contas a pagar e atualiza o fluxo de caixa e a contabilidade. No módulo financeiro, quando a conta é paga, a contabilidade e o fluxo são novamente atualizados.

 

Com a mercadoria em estoque, é possível vendê-la através da emissão de uma nota fiscal. Além disso, o próprio acordo com o cliente é integrado automaticamente. Entre todos os softwares hoje existentes, o sistema ERP SAP é o mais conhecido e utilizado. Você já o conhece?

 

 

Sistema ERP SAP

 

Se você costuma conversar com pessoas do meio empresarial, pode ser que já tenha ouvido a sigla SAP. Trata-se de um sistema ERP utilizado em praticamente todo segmento empresarial, de bancos a indústrias de petróleo, do setor público a pequenas lojas de varejo.

 

O SAP surgiu em 1972, na Alemanha, com cinco ex-funcionários de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, a IBM. Eles resolveram criar uma empresa de desenvolvimento de sistemas e então nasceu a “SAP”, abreviação de um termo em alemão que significa “Sistemas, Aplicativos e Produtos para Processamento de Dados”.

 

A empresa já surgiu com a proposta de desenvolver sistemas em tempo real. O primeiro software, chamado R1, era voltado à contabilidade. Com o tempo, a SAP abordou todo o gerenciamento de recurso de um negócio. Hoje, chamamos isso de ERP. A partir daí novas versões, cada vez mais evoluídas, como R2 e R3, já permitiam gerenciar, além das finanças, manufatura, estoque, vendas, distribuição e RH.

 

O sistema ERP SAP cresceu rápido. Em 1995 já havia mais de 2 mil empresas usando sistemas da empresa, o que fez ela liderar o mercado de software para cliente-servidor. Foi nesse ano que a SAP chegou ao Brasil. Hoje existem mais de 183 mil empresas que usam o sistema. Isso colabora para a evolução do software. A cada dia novas funcionalidades são integradas, e o mercado está cheio de vagas para analistas de SAP.