O que é SAP?

O que é SAP?

  • Posted by: itsstec
  • Category: SAP

Pode ser que você já tenha ouvido que SAP é um dos sistemas de integração mais utilizados pelas empresas. Mas o que vem a ser isso? O que é SAP, afinal? Essa dúvida é muito comum, porque trata-se de um software bastante conhecido nos meios corporativos. Por isso, muitos que ouvem falar dele não sabem do que se trata.

 

SAP, antes de tudo, é um ERP. Se você não sabe o que é isso, primeiramente é preciso entendê-lo. Nesse artigo vamos explicar tudo, para não restar qualquer dúvida.

 

 

ERP

 

ERP é uma sigla em inglês para Enterprise Resource Planning, que significa Sistema Integrado de Gestão Empresarial. Trata-se de um software que oferece soluções para a administração de uma corporação. Ele reúne em uma só plataforma as ferramentas necessárias para execução das tarefas de todos os departamentos.

 

Um ERP pode integrar, por exemplo, as finanças, a movimentação do caixa, o estoque, a entrada e saída de mercadoria, a emissão de nota fiscal, os recursos humanos e muitas outras partes da empresa. Isso faz com que ela economize e facilite o trabalho, uma vez que precisará contar apenas com um sistema.

 

Com um software especializado e personalizado para seu negócio, o administrador pode controlar prazos, assegurar entregas de qualidade, aumentar a qualidade da sua produção e, assim, crescer de maneira contínua e sustentável. Hoje é possível encontrar inúmeros softwares no mercado. É aí que entra a SAP.

 

 

O que é SAP?

 

SAP é um desses softwares de gestão empresarial. Ele foi criado por um grupo de ex-funcionários da empresa de tecnologia alemã IBM. A sigla significa Systeme, Anwendungen und Prodkte in der Datenverarbeitung, que em português é Sistemas, Aplicativos e Produtos para Processamento de Dados.

 

A SAP é o sistema de ERP mais bem-sucedido do mundo. Hoje, mais de 183 mil empresas o utilizam, nos mais variados setores da indústria e do comércio. As soluções oferecidas pela SAP são customizadas para diferentes finalidades. O software é composto por vários módulos, sendo cada um destinado a um departamento da corporação. Na hora de comprar um sistema SAP, o cliente pode escolher quais módulos ele integrará no seu software.

 

Com o surgimento de novos conceitos de tecnologia, a SAP também passou a usar novas metodologias. A versão R/2 era utilizada como um conjunto de módulos destinados a mainframes. Em 1989 saiu a versão SAP R/3, que foi criada para a utilização em um ambiente cliente-servidor.

 

Há algum tempo, a SAP lançou a versão S/4HANA, que une recursos de todos os sistemas anteriores (R1, R2, R3, mySAP, SAP ECC e outros). As funções integradas são as mais utilizadas pelas empresas de grande porte, como RH, vendas, finanças, manufatura e distribuição.

 

Hoje o sucesso da SAP é visto através dos números. Ela possui subsidiárias em mais de 130 países, abrangendo 25 setores, 37 idiomas e 45 localizações. Atualmente, são mais de 50 mil clientes usando as soluções da SAP. Como sempre, ela busca atualizar seu sistema com as descobertas tecnológicas que surgem – e, por conta disso, é provável que a empresa ainda cresça muito mais.