O que é o Desenvolvimento Ágil e como ele pode auxiliar o desenvolvimento de sistemas
ITSS | Consultoria, Soluções e Serviços de TI | SAP Partner > Blog > Consultoria & Tecnologia > O que é o Desenvolvimento Ágil e como ele pode auxiliar o desenvolvimento de sistemas

O que é o Desenvolvimento Ágil e como ele pode auxiliar o desenvolvimento de sistemas

  • Posted by: itsstec
  • Category: Consultoria & Tecnologia, Fábrica de Software, Negócios

O mercado de desenvolvimento de software vem ganhando destaque a cada dia e se tornando um dos mais importantes. Isso ocorre porque as empresas estão enxergando a necessidade de automatizar cada vez mais seus sistemas, a fim de aumentar sua produtividade nos negócios.

 

A evolução da área de sistemas veio acompanhada pelo surgimento de várias metodologias que norteiam o processo de construção de software. O Desenvolvimento Ágil é uma dessas metodologias da engenharia de software usadas para desenvolver produtos ou serviços de forma interativa e conceitual para reagir ao feedback dos clientes. Ele reconhece que as necessidades do cliente e as especificações do produto final não devem ser tratadas antecipadamente, e sim durante o seu processo de desenvolvimento.

 

O Desenvolvimento Ágil é voltado para auxiliar processos complexos, e seu principal objetivo é entregar ao cliente um produto que realmente seja útil para ele e de qualidade.

 

Dentre as inúmeras vantagens que o Desenvolvimento Ágil proporciona para o cliente podemos citar: Aumento do ROI (Retorno do Investimento) e Valor de Negócio; Aumento da competitividade; Entrega mais rápida dos produtos; Maior agilidade na tomada de decisões; Flexibilidade para mudanças de requisitos; Foco na produtividade; Melhoria da qualidade do produto; Redução dos riscos de erros entre outros.

 

 

Desenvolvimento Ágil com Scrum

 

Scrum é uma metodologia ágil voltada para gestão e planejamento de projetos de software que surgiu na década de 90 a partir de esforços conjuntos de especialistas da área de sistemas.

 

O Scrum não é um processo engessado e metódico onde são seguidas etapas sequenciais até a entrega do produto final. A proposta desse método é gerenciar atividades complexas, porém de maneira flexível e que facilite a adaptação do projeto diante das possíveis mudanças.

 

As principais vertentes da metodologia Scrum são: transparência, inspeção e adaptação.

 

A noção da transparência exige que haja um alinhamento comum entre todos os envolvidos no projeto, visando que todas as etapas do processo se complementem de forma correta e completa.

 

A inspeção é a etapa de verificação contínua do que está sendo produzido, a fim de garantir que o processo esteja correndo dentro do esperado e de diagnosticar caso ocorra algum imprevisto.

 

A etapa da adaptação representa um dos principais objetivos dos métodos ágeis, que é a flexibilidade diante das mudanças. É comum ocorrer alterações nas demandas de alguns clientes, o que acaba gerando desvios nas rotas preestabelecidas. Quando ocorre esse tipo de situação é necessário realizar alguns ajustes no processo a fim de atenuar possíveis problemas futuros. Por isso a adaptação é tão necessária.

 

A metodologia Scrum, assim como tantas outras existentes no Desenvolvimento Ágil, envolve vários profissionais de TI e cada um possui uma função específica durante os processos de desenvolvimento de software. Esses profissionais são responsáveis por entregar serviços e produtos de qualidade e personalizados de acordo com as exigências de cada cliente. Por isso as indústrias de softwares estão crescendo e ganhando cada vez mais espaço no mercado.