Inteligência artificial – Muitas vantagens, muitos cuidados
ITSS | Consultoria, Soluções e Serviços de TI | SAP Partner > Blog > Inteligência Artificial > Inteligência artificial – Muitas vantagens, muitos cuidados

Inteligência artificial – Muitas vantagens, muitos cuidados

  • Posted by: itsstec
  • Category: Inteligência Artificial

Há muito tempo é um sonho dos humanos criar máquinas que tenham a capacidade de tomar decisões por conta própria. Enquanto essas máquinas pensantes são um ótimo tema para a maioria dos filmes de ficção científica, máquinas totalmente sensíveis ainda são um sonho um pouco distante.

 

No entanto, os humanos já progrediram muito neste campo e agora vivemos em um cenário onde estamos constantemente cercados por exemplos de “IA estreita” ou “IA fraca”. Estas são máquinas ou programas que podem realizar uma tarefa específica simples ou complexa por si só, sempre com muita eficiência.

 

 

Por exemplo, um carro autodirigível pode levá-lo de casa para o trabalho, tendo em conta as condições de tráfego, fatores ambientais etc. Há um monte de assistentes digitais no mercado como a Alexa da Amazon ou a Siri da Apple, que facilitam nossas vidas.

 

Mas há sempre um debate constante desde o início da ideia de inteligência artificial. Há opiniões divididas sobre se os humanos estão cavando suas próprias sepulturas criando máquinas inteligentes ou contribuindo para catapultar a civilização humana a um patamar ainda mais alto.

 

 

Vamos dar uma olhada nos principais benefícios e riscos da inteligência artificial e decidir por nós mesmos.

 

  1. AUMENTAR A EFICIÊNCIA DO TRABALHO

As máquinas alimentadas por IA são ótimas para realizar tarefas repetitivas com uma eficiência incrível. A razão simples é que elas removem erros humanos de suas tarefas para obter resultados precisos sempre que realizam uma tarefa específica.

Além disso, essas máquinas podem trabalhar 24X7, ao contrário dos humanos. Assim, eles eliminam a necessidade de implantar dois conjuntos de funcionários trabalhando nos turnos diurno e noturno para trabalhar em tarefas importantes. Por exemplo, os assistentes de bate-papo com tecnologia AI podem responder às consultas dos clientes e fornecer suporte aos visitantes a cada minuto do dia e impulsionar as vendas de uma empresa.

 

  1. ALTA PRECISÃO

Os cientistas estão trabalhando para ensinar máquinas acionadas por inteligência artificial para resolver equações complexas e executar tarefas críticas por conta própria, de modo que os resultados obtidos tenham uma precisão maior em comparação com as contrapartes humanas.

Sua alta precisão tornou essas máquinas indispensáveis para o trabalho na área médica, particularmente devido à criticidade das tarefas. Os robôs estão melhorando o diagnóstico de doenças graves no corpo humano e realizando cirurgias delicadas para minimizar o risco de vidas humanas.

 

  1. REDUZIR CUSTOS DE TREINAMENTO E OPERAÇÃO

A IA usa algoritmos de aprendizado de máquina como Deep Learning e redes neurais para aprender coisas novas como os humanos. Dessa forma, eles eliminam a necessidade de escrever um novo código toda vez que precisarmos deles para aprender coisas novas.

Há uma pesquisa e desenvolvimento significativos acontecendo no mundo para desenvolver máquinas de IA que otimizam suas habilidades de aprendizado de máquina para que eles aprendam muito mais rápido sobre novos processos. Desta forma, o custo de treinamento de robôs se tornaria muito menor do que o dos seres humanos. Além disso, as máquinas já reduzem o custo das operações com sua alta eficiência e precisão de trabalho. Por exemplo, as máquinas não fazem intervalos e podem executar a mesma tarefa rotineira repetidas vezes sem qualquer tempo de inatividade ou alteração nos resultados.

 

  1. MELHORAR OS PROCESSOS

A melhor parte das máquinas alimentadas por AI que estão sendo implantadas para o trabalho é que elas nos permitem reunir quantidades enormes de dados relacionados ao seu trabalho. Esses dados podem ser processados para coletar insights profundos sobre os processos com análise quantitativa, para que possamos aperfeiçoa-los ainda mais. As habilidades de aprendizado das máquinas de IA estão aumentando cada vez mais para fazer até mesmo a análise por si mesmas.

 

 

RISCOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Embora aclamada como um benefício para a humanidade por especialistas em tecnologia, a inteligência artificial é temida por muitos cientistas e cidadãos comuns. Este medo chegou às tela várias vezes na forma de filmes representando futuros distópicos criados por máquinas de inteligência artificial que dominaram o planeta. O mais notável deles é o Matrix e o Terminator. Vamos conhecer alguns possíveis riscos dessa tecnologia.

 

  1. AI É INSUSTENTÁVEL

As máquinas inteligentes possuem recursos de computação caracteristicamente elevados, constituídos por uma matriz de vários processadores. Esses chips de computador têm materiais de terras raras, como o Selenium como constituinte principal. Além disso, as baterias de tais máquinas funcionam com lítio, novamente um elemento raro na crosta terrestre. O aumento da mineração desses materiais está danificando irreversivelmente o nosso ambiente em um ritmo rápido. Além disso, eles consomem enormes quantidades de energia para funcionar, o que está colocando uma pressão severa em nossas usinas e prejudicando novamente o meio ambiente.

 

2. CRESCIMENTO DO DESEMPREGO

Não há dúvida de que as máquinas fazem tarefas rotineiras e repetitivas muito melhores do que os humanos. Muitas empresas prefeririam que as máquinas, em vez de seres humanos, aumentassem sua lucratividade, reduzindo assim os empregos disponíveis para a força de trabalho humana.

 

3. UMA AMEAÇA PARA A HUMANIDADE (?)

Elon Musk é considerado uma das pessoas mais espertas que trabalham com IA nos tempos atuais. Ele também declarou publicamente que a IA é a maior ameaça à civilização humana no futuro. Isso significa que o futuro distópico que os filmes de ficção científica mostram não é impossível. Além disso, Stephen Hawking sempre mostrou seu desacordo com o avanço no campo da IA.

O maior risco associado à IA é que as máquinas ganham senciência e se voltem contra os humanos, caso sejam desonestos.

Cada moeda tem dois lados e Inteligência Artificial não é diferente. A ascensão de máquinas alimentadas por inteligência artificial, sem dúvida, facilitou nossas vidas em muitas aplicações até hoje. Mas há a necessidade de enfatizar fortemente a criação de códigos e políticas éticas para garantir que os riscos associados à IA sejam mitigados ao mínimo.

 

Qual sua opinião sobre esse debate? Deixe seus comentários abaixo.

 

(Fotos: Reprodução – Veja/20th Century Fox)