Consultoria SAP: o que é e o que faz um consultor SAP?
ITSS | Consultoria, Soluções e Serviços de TI | SAP Partner > Blog > Consultoria & Tecnologia > Consultoria SAP: o que é e o que faz um consultor SAP?

Consultoria SAP: o que é e o que faz um consultor SAP?

  • Posted by: itsstec
  • Category: Consultoria & Tecnologia, SAP

O SAP – Systems Applications and Products – ou, em português, “Sistema de Aplicações e Produtos” – é um sistema de gestão empresarial ERP (Planejamento dos Recursos da Empresa). É um software perfeitamente desenvolvido para integrar todos os departamentos de uma indústria e fornecer soluções customizadas para qualquer tipo de empresa.

 

Ao contratar o sistema SAP a empresa pode optar por adquirir o sistema integrado ou em módulos. Os principais módulos são: Recursos Humanos, Contabilidade de Custo, Contabilidade Financeira, Administração de Materiais, Vendas e Distribuição e Planejamento e Produção. Esses módulos são estruturados de forma inteligente e completa para atender as necessidades das empresas de diversos segmentos.

 

Por ser um sistema bastante completo o SAP também tem suas particularidades. Por isso é necessário que os profissionais passem por treinamentos prévios para começarem a trabalhar com essa ferramenta. Devido à sua complexidade, existem hoje muitos consultores especializados em SAP que prestam serviços dentro das empresas.

 

 

O profissional de SAP

 

Para ser um consultor SAP, além de realizar os cursos para conseguir a devida certificação é necessário se aprofundar nos estudos sobre todas as funcionalidades desse software e buscar fazer treinamentos de atualização para dominar todos os módulos que compõem o sistema, mesmo que você seja especialista em apenas um deles.

 

Os profissionais de SAP são segmentados por categorias de suporte, desenvolvimento, configuração e instalação, além de outras áreas que envolvem processos de negócio que são determinadas a partir de módulos distintos de acordo com a demanda de cada empresa.

 

Para se tornar um consultor SAP, o primeiro passo é decidir em qual categoria você irá se especializar para atuar no mercado de trabalho. Após isso, é recomendado que você procure algum profissional que já atue nesta área para te auxiliar com algumas dicas e compartilhar experiências sobre a rotina de trabalho.

 

 

Apesar de não ser necessário que o consultor SAP seja especialista em todos os módulos é importante entender sobre cada um deles para você se destacar e ter mais oportunidades no mercado. Um consultor que domina o funcionamento de todo o sistema consegue atender as demandas do cliente com maior agilidade, garantindo a sua satisfação.

 

O mercado de trabalho para os consultores SAP cresceu muito nos últimos anos, uma vez que as demandas desse software não vêm mais apenas de multinacionais, mas também de pequenas e médias empresas que têm implantado o sistema em suas organizações, porém em uma versão mais enxuta.

 

Para implantar o SAP as empresas precisam investir em instalação e manutenção do sistema. Ao contratar um consultor ou uma equipe de consultores, dependendo do tamanho da organização, as empresas reduzem esses custos e têm um atendimento de melhor qualidade e com profissionais mais capacitados.

 

O mercado busca por profissionais cada vez mais experientes. Portanto, se você pensa em seguir essa carreira, saiba que a concorrência pode não ser fácil, mas se você se dedicar e buscar sempre aperfeiçoar seus conhecimentos poderá ser um consultor de sucesso.