Para um negócio de grande porte funcionar plenamente, todas as suas áreas precisam estar integradas. No caso de uma organização da magnitude da Refrescos Bandeirantes, manter uma frota operando com qualidade, regularidade e custos aceitáveis para o negócio é fundamental. A empresa procurou a ITSS Tecnologia para efetuar a gestão eficiente e eficaz do processo de manutenção de sua frota por meio da otimização do uso do seu SAP.

A Coca Cola tem, em média, mais de mil veículos entre motos, carros, caminhões e empilhadeiras que já estavam sendo controlados por meio do SAP, porém sem que todas as atividades estivessem centralizadas no sistema. A empresa tem ciência de que para que toda a sua frota funcione integralmente, é necessário estar atenta a pontos importantes da parte mecânica e elétrica, para que os veículos não fiquem indisponíveis, atrapalhando diretamente a operação e trazendo prejuízos.

Para facilitar o preenchimento dos dados, foi replicado um modelo de portal web contendo informações gerenciais rápidas em nível detalhado. Nele, é possível gerenciar e visualizar toda a frota, e assim identificar se está ativa, suas condições, quais atitudes devem que ser tomadas, além de permitir, ainda, comentários sobre o trabalho realizado pelos mecânicos, as manutenções e verificação de status.  

Com uma solução que teve duração média de três meses, a equipe se dedicou a entender a necessidade de fazer uma eficiente gestão com a regularização e melhor uso do SAP. Roteirizar, acompanhar e controlar todo o planejamento, como entregas e percursos, auxilia na otimização de toda a cadeia produtiva e na redução de custos. Desde a conclusão do projeto, a empresa é capaz de atualizar continuamente as equipes sobre as tecnologias utilizadas nos veículos.

Ao acompanhar melhor as rotinas de manutenção de cada veículo, todo o controle das manutenções corretivas e preventivas ― além das inspeções e lubrificações ― passou a ser realizado conforme o tempo de rodagem. Dessa forma, tanto o agendamento das manutenções preventivas quanto sua execução passaram a ser muito mais confiáveis. Além disso, agora é possível manter um controle mais eficiente do estoque de peças sobressalentes e da data para troca dessas peças, conforme o tempo de uso.

Outra vantagem advinda do projeto está relacionada à segurança das informações, uma vez que todas elas ficam concentradas em um único local, e a necessidade de utilização de planilhas manuais acabou sendo praticamente eliminada. Além de facilitar o acesso e o compartilhamento dos dados, que ficam menos sujeitos a riscos de extravios.

As frotas são um patrimônio valioso para as empresas. Elas devem, então, cuidar de maneira contínua dos seus veículos, uma vez que, sem eles, a cadeia de distribuição dos produtos fica comprometida. O gestor conta com acesso a todas as informações por meio de indicadores e relatórios, o que significa muito mais precisão, segurança e agilidade nas tomadas de decisões.

A ITSS Tecnologia se orgulha por ter contribuído para que a Refrescos Bandeirantes estruturasse melhor a sua gestão da frota, se tornando mais competitiva por meio de uma visão mais abrangente de todas as suas atividades, com acompanhamento total e em tempo real das rotinas de seus veículos.