Profissionais ITSS

Case Marilan


A Empresa e suas Dores

A Marilan, a segunda maior fabricante de biscoitos do Brasil, opera há mais de 60 anos com excelência, produzindo diariamente 1,2 milhão de pacotes de biscoitos. Para sustentar essa escala de produção, a manutenção dos equipamentos é fundamental. No entanto, até recentemente, toda a gestão da manutenção era feita manualmente.

Mensalmente, cerca de 12 mil ordens de serviço eram registradas manualmente por uma equipe de três funcionários, tornando o processo suscetível a erros humanos. Essa sobrecarga de trabalho manual comprometia o tempo necessário para planejar ações estratégicas na área, o que resultava em uma alta frequência de manutenções emergenciais, afetando diretamente a eficiência da linha de produção.


A Solução

Diante desses desafios, a Marilan decidiu buscar uma solução que otimizasse a gestão de manutenção e encontrou no ITSS PM RUN, uma ferramenta mobile integrada ao SAP, a resposta ideal. Como a empresa já utilizava o PM SAP, a escolha foi natural.

A nova solução não só eliminou a necessidade de horas gastas digitalizando dados, como também possibilitou a sincronização automática das informações em tempo real, trazendo mais agilidade e precisão ao processo.

Outro fator decisivo foi a proposta competitiva apresentada pela ITSS, alinhada às necessidades do projeto e ao orçamento disponível, respeitando todos os parâmetros definidos. 

  • Houve notável melhora na produtividade do time. Todas as ordens e notas de serviços começaram a ser feitas pelo app.
  • A equipe ganhou tempo para agir de forma mais estratégica. Antes, uma equipe trabalhava diretamente com as ordens emergenciais e com a reserva de materiais, hoje essa última atividade é totalmente automatizada

O Primeiro passo para a indústria 4.0

Ao contrário do que imaginavam, o processo de implantação e inserção da ferramenta no dia a dia da equipe foi mais tranquilo do que imaginavam. Como tudo começou a ser gerenciado pelo app, esperavam que a equipe fosse ter certa resistência.

“Foi o primeiro passo para a digitalização, uma aposta que deu muito certo. Tão certo que a empresa já está pensando em automatizar e digitalizar outras atividades.”

Vlamir Barriento – Gerente de Manutenção

Entretanto, graças ao design intuitivo de nossa aplicação, não houve nenhum problema quanto a sua usabilidade.

Felizmente a Marilan já tem se preparado para de adequar as novidades da indústria 4.0 e este é apenas o início.