Nenhum empresário quer ser pego de surpresa em um momento de crise. Para que isso não aconteça ele deve estar preparado buscando atualização contínua. Deve acompanhar de perto todas as ações planejadas e realizadas dentro do seu fluxo de caixa e da sua empresa.

Para muitas empresas isto é simples e já faz parte da sua cultura organizacional. Para outras esta mudança precisa ser agregada à visão gerencial e estratégica para gerar resultados positivos. Mesmo que isso aconteça de forma tímida.

Nos momentos de crise, é preciso prudência para reduzir os custos envolvidos direta e indiretamente com o seu negócio. Você precisa conhecer quais são as despesas realmente relevantes e quais poderão ser descartadas.

Marketing, Pesquisa e Desenvolvimento e Inovação são exemplos de áreas que estão ligadas diretamente ao futuro do seu negócio, portanto não podem ser cortadas ao primeiro sinal de crise. As áreas importantes devem ser mantidas ainda que com um orçamento menor.

Saiba como usar o fluxo de caixa nos momentos de crise

Se o seu fluxo de caixa é um relatório gerencial, você pode criar um controle de contas, já analisando previamente o que poderá cortar caso haja necessidade. Estes são gastos que não afetam diretamente o seu resultado ou atividade econômica, como por exemplo brindes e confraternizações.

Analise quais os custos fixos podem ser transformados em custos variáveis. Alguns custos fixos não administrados corretamente podem ser uma grande dor de cabeça, portanto, verifique quais são os cabíveis no seu orçamento.

Dependendo do desempenho e do período que a empresa está atravessando a forma mais inteligente e vantajosa é dar férias coletivas, pois reduz o passivo trabalhista provisionado; proporciona descanso além de economizar na logística com refeições e transporte dos colaboradores.

Negocie prazos com seus fornecedores. Se de um lado não é possível antecipar as contas a receber, tente estender os prazos para pagamento. Quando as suas atividades se normalizarem, você poderá analisar o fluxo de caixa e normalizar as suas operações.

Use o seu fluxo de caixa de forma defensiva

Algumas empresas se preocupam apenas em vender e não se programam financeiramente. Ter controle do fluxo de caixa não significa apenas ter saldo positivo na conta corrente.

As empresas que utilizam corretamente o fluxo de caixa realizam análises históricas e comparam o previsto e realizado, identificando rapidamente que algo não está como desejado, iniciando imediatamente planos de ação:

  • Analisam os produtos que tem em estoque e que possuem menos rotatividade e providenciam liquidações;
  • Negociam suas compras com prazos mais flexíveis;
  • Analisam antecipadamente o impacto de uma compra na projeção do fluxo de caixa;
  • Acompanham constantemente a geração de caixa;
  • Buscam medidas de redução dos custos fixos;
  • Consultam o contador para verificar sobre tributos, impostos, incentivos fiscais dentre outras decisões prudentes.

Não espere a sua empresa ficar em apuros para buscar uma solução. Analise a sua atividade econômica e conheça o seu fluxo de caixa. Você verá o ganho que isso trará para a sua empresa!