Você sabe qual o papel do fluxo de caixa dentro do seu planejamento financeiro?
ITSS | Consultoria, Soluções e Serviços de TI | SAP Partner > Blog > Sem categoria > Você sabe qual o papel do fluxo de caixa dentro do seu planejamento financeiro?

Você sabe qual o papel do fluxo de caixa dentro do seu planejamento financeiro?

  • Posted by: Otavio
  • Category: Sem categoria

Para que o seu negócio seja bem sucedido é fundamental gerir as questões financeiras da sua organização com excelência. Neste sentido, o fluxo de caixa pode te ajudar na otimização e alocação de seus recursos financeiros dentro do seu planejamento financeiro, tornando o seu negócio mais consistente e confiável.

Para iniciar a confecção de um fluxo de caixa, o primeiro passo é levantar todo o seu saldo inicial, reunindo informações dos saldos bancários, cheques, estoques e inclusive do dinheiro que se tem no caixa. Contabilize todos os dados que você tem hoje, e comece anotar diariamente todas as entradas e saídas da sua empresa.

Você pode realizar este levantamento manualmente através de planilhas ou contar com uma solução específica para esta função, como o ITSS Cash que se integra ao seu ERP SAP, com acesso rápido e de forma transparente, garantindo análises assertivas, seguras e em tempo real.

 

O fluxo de caixa funcionará como um termômetro para sua organização, além de te auxiliar na avaliação do seu negócio a médio, curto e a longo prazo, sendo uma boa métrica de avaliação para analisar o que foi concretizado e o que ficou deficitário. A partir destes dados você conseguirá identificar o que precisa aperfeiçoar e quais os processos estão caminhando bem.

O planejamento financeiro empresarial é utilizado para determinar as suas metas financeiras, a partir de uma análise da real situação financeira da empresa. Um bom planejamento é essencial para te auxiliar na tomada de decisões, pois é ele que vai mostrar o cenário atual, quais decisões devem ser tomadas e quais os melhores caminhos para que os objetivos traçados sejam alcançados, de acordo com os recursos disponíveis.

A partir do planejamento financeiro você conseguirá definir estratégias para promover o crescimento sustentável da sua empresa. Ao planejar, o empresário tem mais segurança para administrar as receitas corporativas de forma mais segura, otimizando as chances de sucesso e diminuindo os riscos.

 

 

Através do planejamento, a análise do fluxo de caixa se torna um hábito, aumentando assim a segurança financeira da organização. O planejamento financeiro empresarial é essencial para administrar o seu negócio assim como para manter o seu crescimento.

Atualmente como você planeja, organiza, coordena e controla os seus recursos financeiros?

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: