A empresa alemã criadora de softwares de gestão empresarial, SAP, avançou mais um passo no Brasil. Após o sucesso do famoso sistema SAP ERP, que tem a função de organizar todas as áreas de uma empresa de maneira segmentada, a empresa lançou em março deste ano o seu mais novo produto: S/4 HANA.
 
O software, que funciona como serviço para nuvem pública (SaaS), se diferencia do ERP tradicional uma vez que, além de otimizar as funções internas de uma empresa (área financeira, de recursos humanos, contratos, serviços, entre outras), ele também otimiza as externas. Dessa maneira o S/4 HANA conecta a sua empresa com pessoas, outras empresas, redes de negócios, Big Data, entre outros universos, tudo através da nuvem pública.
 
De acordo com especificações da empresa sobre a novidade, o software tem como público-alvo as empresas de médio porte e as subsidiárias de grandes negócios. Isso se aplica às empresas que possuem no mínimo 100 funcionários que irão atuar na rede. Por conta disso, a implementação do sistema é mais rápido que o tradicional (vai de 12 a 16 semanas em uma empresa desse porte) e os custos para manutenção também são consideravelmente menores, uma vez que se trata de uma tecnologia em nuvem.
 

 
Para que o software funcione de maneira satisfatória são previstas atualizações trimestrais para oferecer novas funções para os clientes sem custo adicional. É importante ressaltar que todos os gastos com a segurança das informações contidas no novo software são de total responsabilidade da própria SAP. Apesar dos benefícios previstos com o S/4 HANA, a maioria das empresas que utilizam o ERP, ainda estão receosas com a migração no sentido da funcionalidade, retorno incerto de investimento e desgaste com a atualização.
 
O mercado SAP no Brasil
 
Há 19 anos atuando no Brasil, a SAP veio para facilitar a vida das empresas. Antes da sua chegada no país era necessário um software para cada departamento de uma empresa, o que demandava mais custos, mais trabalho e menos rapidez na otimização das informações. Por conta disso, o mercado SAP expandiu rapidamente, conquistando os empresários brasileiros.
 
Quando chegou ao Brasil seu foco eram empresas de grande porte, com mais de 3 mil funcionários. Porém, devido à grande quantidade de pequenas empresas existentes no país e que se interessaram pelo serviço, a SAP viu a necessidade de se adequar a esse nicho brasileiro, criando a SAP Business One, que conta com a mesma funcionalidade do software ERP, só que com uma estrutura mais enxuta, otimizada e economicamente mais vantajosa.
 
Satisfação brasileira
 
Segundo pesquisa do setor realizada em 2017, foi concluído que 77% das empresas que estão utilizando os serviços do software ERP consideram-se satisfeitas com os resultados proporcionados pela tecnologia em suas empresas. Somente 4% dos usuários alegaram não estar contentes com o software. Além disso, a expectativa desse mercado no Brasil continua em ascendência. Segundo estimativas, até o ano de 2020, 70% das operações e investimentos na área de tecnologia da informação serão em sistemas que funcionam na nuvem (cloud).