O mercado de desenvolvimento de software vem ganhando destaque a cada dia e se tornando um dos mais importantes. Isso ocorre porque as empresas estão enxergando a necessidade de automatizar cada vez mais seus sistemas, a fim de aumentar sua produtividade nos negócios.

A evolução da área de sistemas veio acompanhada pelo surgimento de várias metodologias que norteiam o processo de construção de software. O Desenvolvimento Ágil é uma dessas metodologias da engenharia de software usadas para desenvolver produtos ou serviços de forma interativa e conceitual para reagir ao feedback dos clientes.

Ele reconhece que as necessidades do cliente e as especificações do produto final não devem ser tratadas antecipadamente, e sim durante o seu processo de desenvolvimento.

O Desenvolvimento Ágil é voltado para auxiliar processos complexos, e seu principal objetivo é entregar ao cliente um produto que realmente seja útil para ele e de qualidade.

Dentre as inúmeras vantagens que o Desenvolvimento Ágil proporciona para o cliente podemos citar:

  • Aumento do ROI (Retorno do Investimento) e Valor de Negócio;
  • Aumento da competitividade;
  • Entrega mais rápida dos produtos;
  • Maior agilidade na tomada de decisões;
  • Flexibilidade para mudanças de requisitos;
  • Foco na produtividade;
  • Melhoria da qualidade do produto;

Redução dos riscos de erros entre outros.

Desenvolvimento Ágil com Scrum

Scrum é uma metodologia ágil voltada para gestão e planejamento de projetos de software que surgiu na década de 90 a partir de esforços conjuntos de especialistas da área de sistemas.

O Scrum não é um processo engessado e metódico onde são seguidas etapas sequenciais até a entrega do produto final. A proposta desse método é gerenciar atividades complexas, porém de maneira flexível e que facilite a adaptação do projeto diante das possíveis mudanças.

As principais vertentes da metodologia Scrum são: transparência, inspeção e adaptação.

A noção da transparência exige que haja um alinhamento comum entre todos os envolvidos no projeto, visando que todas as etapas do processo se complementem de forma correta e completa.

A inspeção é a etapa de verificação contínua do que está sendo produzido, a fim de garantir que o processo esteja correndo dentro do esperado e de diagnosticar caso ocorra algum imprevisto.

A etapa da adaptação representa um dos principais objetivos dos métodos ágeis, que é a flexibilidade diante das mudanças. É comum ocorrer alterações nas demandas de alguns clientes, o que acaba gerando desvios nas rotas preestabelecidas.

Quando ocorre esse tipo de situação é necessário realizar alguns ajustes no processo a fim de atenuar possíveis problemas futuros. Por isso a adaptação é tão necessária.

A metodologia Scrum, assim como tantas outras existentes no Desenvolvimento Ágil, envolve vários profissionais de TI e cada um possui uma função específica durante os processos de desenvolvimento de software.

Esses profissionais são responsáveis por entregar serviços e produtos de qualidade e personalizados de acordo com as exigências de cada cliente. Por isso as indústrias de softwares estão crescendo e ganhando cada vez mais espaço no mercado.