Como controlar o seu fluxo de caixa em apenas 5 passos!

  • Posted by: itsstec
  • Category: Sem categoria
placeholder

Entrada

Toda e qualquer organização possui uma característica em comum que independe do seu porte: o fluxo de caixa, por isso é tão importante saber como realizar um controle financeiro eficiente e eficaz. Se você está perdido em seu fluxo de caixa e não sabe como melhorar a sua gestão financeira, nós preparamos cinco dicas que poderão te auxiliar neste controle.

5 passos para controlar o seu fluxo de caixa

Determine um período para controlar

Para iniciar o seu planejamento é necessário definir o período que você vai controlar, isso facilitará a organização e visualização da situação da sua empresa. Que tal realizar uma previsão para os próximos 12 meses?

Saiba qual o saldo de todas as contas da sua empresa

É muito importante saber qual o saldo real da sua organização, portanto tenha em mãos todos os saldos da sua empresa neste momento, este será seu ponto de partida.

Registre todas as contas que você tem para pagar e para receber

Anote todas as contas que precisa pagar aos seus fornecedores e todas as contas que a sua empresa tem para receber dos clientes. Se existem compras ou vendas a prazo é necessário acompanhar estes vencimentos de perto para evitar juros e multas por atraso. Você também deve acompanhar os recebimentos, receber dos seus clientes em dia deve ser regra dentro da sua organização.

Atualize seu fluxo de caixa

Registre todas as entradas e saídas de dinheiro que acontecem no momento em que elas acontecem. A correria do dia a dia é uma armadilha perigosa, ela é a principal justificativa para anotar depois e esta é uma das causas do descontrole financeiro. Crie o hábito de anotar tudo, desta forma você pode consultar o seu fluxo de caixa a qualquer momento tendo a certeza de que as informações contidas ali estão corretas e atualizadas.

Analise e corrija o que for necessário no seu planejamento financeiro

Com todas as informações atualizadas você poderá identificar com bastante antecedência tudo que acontecerá com o caixa da sua empresa. Ter informações corretas te auxilia na tomada de uma decisão assertiva em um período de dificuldades.

Seguindo este passo a passo você consegue elaborar uma estrutura gerencial de resultados, analisando a sensibilidade e calculando a rentabilidade e lucratividade da sua organização. Este controle financeiro é essencial para sua empresa, e você pode fazê-lo de forma manual, utilizando planilhas eletrônicas ou até um software de controle financeiro. O importante é ter uma ferramenta que se adeque à sua rotina e ao seu negócio, tornando o seu controle dinâmico e que facilite a análise dos dados financeiros. Fuja do prejuízo e otimize o seu dia a dia, visualizando de forma rápida e prática todas as suas movimentações financeiras.

  • GROWTH THROUGH INNOVATION/CREATIVITY:
    Rather than be constrained by ideas for the new products, new services, and new markets coming from just a few people.
  • Increased profits:
    The corporation will experience an increase in profits due to savings in operating costs as well as sales from new products, services and ventures.
  • Higher business values:
    The link between profits and business value means that the moment a corporation creates a new sustainable level of profit.
  • Lower staff turnover:
    This, combined with the culture that must exist for innovation and creativity to flourish, means that new employees will be attracted to the organization.

Deixe uma resposta